/ Carrocel Estelar: A vida turbulenta nas galáxias distantes

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
sexta-feira, março 17, 2006
.
A vida turbulenta nas galáxias distantes
.
Ao estudarem uma série de várias dezenas de galáxias, usando o espectrógrafo GIRAFFE actualmente instalado na unidade de 8,2 m Kueyen do VLT do ESO, uma equipa internacional de astrónomos descobriu que as galáxias de há 6 mil milhões de anos tinham a mesma quantidade de matéria escura que aquela que possuem actualmente. Se isto vier a ser confirmado, revela indícios de que existe uma relação muito mais próxima entre a matéria escura e a matéria "normal" que aquela que até agora era aceite. Os cientistas também descobriram que 4 em cada 10 galáxias longínquas se encontram desequilibradas. Estes resultados poderão proporcionar uma nova visão sobre a forma como as galáxias evoluem desde que o Universo atingiu metade da sua idade actual.

Os cientistas estavam interessados em descobrir como é que as galáxias mais antigas evoluiram para as mas recentes. Desejavam, em particular, compreender a importância da matéria escura nas galáxias. A matéria escura constitui cerca de 25% do Universo. Segundo Hector Flores, um dos coordenadores da equipa de investigação, "o termo matéria escura é meramente uma descrição para algo que na verdade não se conhece. A observação do modo como uma galáxia gira permite-nos saber a quantidade de matéria escura que tem que estar presente, pois de contrário estas estruturas dissipar-se-iam." Nas galáxias mais próximas, tal como na nossa Via Láctea os astrónomos descobriram que existe uma relação entre a quantidade de matéria escura e a massa em estrelas vulgares. Sabe-se que por cada quilograma que existem em estrelas existem cerca de 30 kg de matéria escura. Os astrónomos usaram o GIRAFFE para medir as velocidades de várias dezenas de galáxias, o que permitiu descobrir que cerca de 40% das galáxias estão "desequilibradas" , ou seja possuem os seus movimentos internos perturbados, possivelmente por colisões com outras galáxias. Quando o estudo se limitou àquelas que estariam em equilíbrio, pois aparentemente não tinham qualquer perturbação, descobriram que a relação entre a matéria escura e o conteúdo estelar parece não ter evoluído nos últimos 6 mil milhões de anos.

Imagem do mapeamento das galáxias distantes. Crédito:ESO LINKS: Notícias relacionadas:ESO (Press Release)Astroboletim n.º 207 Astroboletim n.º 16 Astroboletim n.º 26 Matéria Escura:Martin White: Dark MatterWikipediaChris Miller: Cosmic Hide and Seek: the Search for the Missing MassOn-line Journey through Astronomy

2 Comments:

At 8:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

POEMA:

Oh Mar oh Mar.
Porque é que os Portugueses
Não aproveitam a ENERGIA INFINITA DAS TUAS ONDAS?
Resposta do Mar: Eles têm medo de mim e preferem comprar energia a Espanha.

Fim do Poema.

E agora,


--- CONCURSO SOLAR PADRE HIMALAIA - Edição 2006: Divulgação das ENERGIAS RENOVÁVEIS.

Em http://www.cienciaviva.pt/rede/energia/himalaya2006/home/

Ou em http://www.cienciaviva.pt/home/ / Concurso Solar Padre Himalaya / Uma iniciativa da SPES para a divulgação das energias renováveis, com o apoio da Ciência Viva.

Nota 1: Em 2005 inscreveram-se 70 Escolas. Em 2006 – e para quem não acredita em melhorias superiores a 100% - houve um aumento superior a 150%. Inscreveram-se 187 Escolas.

Nota 2: Uma Cidade Renovável. Ver http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/cr/cr.htm


PROPOSTA DE MELHORIA: As PRAIAS da costa Portuguesa estão a ser “COMIDAS” PELO MAR. Porque é que não constróiem DIQUES PROTECTORES que sejam PLATAFORMAS GERADORAS de ENERGIA DAS ONDAS?


MELHORIA - “Portugal vai ter MEGA CENTRAL SOLAR”,

http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economia/portugal_ter_megacentral_solar.html

Conclui-se deste artigo que há milhares de PROJECTOS PARA APROVAR mas na DGE (Direcção-Geral de Energia) deve haver muitos INCOMPETENTES ou devem ter TIRADO O CURSO UNIVERSITÁRIO A COPIAR!!!



EXTRA DOCUMENTO:


--- PERGUNTA:

Sabes o que é um ÍNDICE REMISSIVO? http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/23228.html


--- PUBLICIDADE:

Paguem um ORDENADO DE SEIS MIL E CEM (6100) EUROS, mensal, a cada um dos TRÊS DAS JUNTAS de Freguesia: O Presidente, o Tesoureiro e o Secretário.

Porque as Juntas de Freguesia são o PRIMEIRO PILAR DA GOVERNAÇÃO de um País.

Em http://www.correiodominho.com/noticia.ler.php?SD=24&IDTema=7&ID=20776




Braga, 19.4.2006

mauricio_102@sapo.pt

 
At 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://markonzo.edu Great site. Keep doing., actual ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]actual ashley furniture[/url], jmukdjf, watch allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]watch allegiant air[/url], uxgptcl, best pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]best pressure washers[/url], kihvxo, follow dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]follow dishnetwork[/url], ooxfdp, fresh adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]fresh adt security[/url], nlblkrq,

 

Enviar um comentário

<< Home

Postado por Israel Geraldes em 4:44 da tarde


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...