![]() israelgeraldes@msn.com
PROFILE
Diversos
MOTORES BUSCA![]() ![]() CLÁSSICOS
Posts Anteriores...
Archives...
INTERACTIVOS
|
Posts
quinta-feira, março 16, 2006
. MARS RECONNAISSANCE ORBITER ALCANÇA MARTE . Mais um ponto para a Humanidade no jogo contra o Monstro Marciano... pelo menos por agora. Às 22:16 da passada Sexta-feira, a NASA recebeu um sinal da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), confirmando que a sonda de 450 milhões de dólares tinha dado a volta a Marte e tinha com sucesso activado os seus motores durante 27 minutos. Durante os próximos meses, a nave de 2,180 kg irá periodicamente mergulhar na ténue atmosfera superior de Marte para efectuar manobras de "aerotravagem" da sua actualmente elongada órbita até à sua órbita circular de 305 km de altitude.
![]()
O monstro marciano é a besta mítica que atingiu cerca de dois terços das sondas americanas e soviéticas desde os anos 60 até aos finais de 90. Desde aí, o planeta Terra tem vindo a ganhar terreno. Se a MRO entrar com sucesso na sua órbita científica correcta, irá juntar-se à Mars Global Surveyor, à Mars Odyssey e à Mars Express da ESA, proporcionando à nossa espécie uma armada sem precedentes de quatro sondas em operação orbitando outro planeta. E os rovers Spirit e Opportunity da NASA continuam a espantar os cientistas e engenheiros ao operar bem para lá do seu tempo de vida previsto.
A câmara de alta resolução da MRO irá fotografar rochas e outras características tão pequenas como uma mesa de cozinha. Outros instrumentos irão fornecer uma resolução espectral sem paralelo, o que permitirá com que os geólogos mapeiem a composição mineral e química de Marte. A MRO enviará dados para a Terra numa relação dez vezes maior que qualquer outra sonda marciana.
A NASA lançou a MRO a partir de Cabo Canaveral a 12 de Agosto de 2005. Se tudo correr bem com as suas manobras de aerotravagem, a sonda começará as suas operações científicas em Novembro. Mas a MRO também conduzirá importantes estudos científicos durante esta fase de travagem. "A nossa fase científica principal só começará em Novembro, mas estaremos na realidade a estudar a estrutura dinâmica da atmosfera de Marte ao medir a densidade da atmosfera a diferentes altitudes de cada vez que passamos por ela durante a aerotravagem," diz o cientista do projecto MRO, Richard Zurek (NASA/JPL).
A activação com sucesso dos seus motores chega num ponto crítico na história da ciência espacial. Cortes orçamentais pelos administradores da NASA cancelaram importantes missões espaciais e estão a despedaçar o programa científico-espacial da agência no geral. Estes cortes ameaçam a destruição de uma infraestrutura construída ao longo de muitos anos que permitiu a muitas missões, tais como a MRO, serem desenvolvidas.
Links:
Notícias relacionadas:Comunicado de imprensa (NASA) Comunicado de imprensa (JPL) SPACE.comUniverse Today New Scientist ReutersTimes Online National Geographic ABCBBC News CNNSpaceRef
MRO:Página oficial da NASA Página oficial do JPL WikipediaCronologia da MRO em vídeo (Quicktime)
Marte:Núcleo de Astronomia do CCVAlg WikipediaGoogle Mars
Postado por Israel Geraldes em 4:53 da tarde
|
2 Comments:
Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!
http://lumerkoz.edu real beauty page http://www.comicspace.com/buy_avapro/ tels chuyen http://msdnbangladesh.net/members/Buy-Atarax/default.aspx antibiotics erratic http://www.comicspace.com/codeine/ akita http://riderx.info/members/Buy-Hydrocodone.aspx thomson http://www.lovespeaks.org/profiles/blogs/buy-norvasc bundling trendar
Enviar um comentário
<< Home