/ Carrocel Estelar: Doze novas Luas para Saturno

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Posts Anteriores...
Archives...

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
terça-feira, maio 10, 2005
DOZE NOVAS LUAS PARA SATURNO
Astrónomos tentando aperfeiçoar um modelo de como o Sistema Solar se formou avançaram uma dúzia de pequenos passos na direcção do seu objectivo a semana passada, graças à descoberta de 12 novas luas em torno de Saturno. As luas foram descobertas por uma equipa de astrónomos da Universidade do Hawaii e do Instituto Carnegie de Washington, com a ajuda de alguns poderosos telescópios no topo do vulcão Mauna Kea no Hawaii. No que diz respeito a luas, os recém-descobertos satélites são pequenos, variando entre 3 e 7 quilómetros de diâmetro. Mas 11 deles orbitam Saturno na direcção oposta da rotação do planeta - uma propriedade que apenas uma das outras 34 luas do gigante gasoso partilha.

Animação do movimento dos satélites.Crédito: Dave Jewitt; Alan Sheppard

O número total de satélites de Saturno situa-se agora em 46. Jewitt acredita que os astrónomos poderão descobrir 50 ou mais luas durante as próximas décadas, à medida que os progressos na tecnologia dos equipamentos fotográficos permitam aos cientistas detectar objectos cada vez mais pequenos.
.

Postado por Israel Geraldes em 7:30 da tarde


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...