/ Carrocel Estelar: Vida do Hubble

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
terça-feira, setembro 06, 2005

O Telescópio Espacial Hubble, visto do vaivém Discovery, durante a segunda missão de reparação, STS-82.Crédito: NASA/JPL, STS-82.
.
A NASA desligou um dos giroscópios de alinhamento do Telescópio Espacial Hubble a semana passada, de modo a manter o observatório vivo durante mais uns oito meses extra. O cada vez mais diminuto modo de operação poderá extender o tempo de vida do telescópio até meados de 2008 mas terá um impacto na capacidade do telescópio calendarizar observações. O Hubble foi originalmente construído para usar três dos seus seis giroscópios para apontar e estabilizar-se a si próprio no espaço. Mas estes falham regularmente, e os astronautas já os substituíram duas vezes. Actualmente, dois estão avariados - aparentemente porque pedaços de lubrificante ou pequenas partículas estão a impedir que girem suavemente. Por isso, o observatório com 15 anos está apenas a usar três giroscópios, com outro em modo de "standby" em caso de outra falha. Espera-se que a configuração actual dos giroscópios o mantenha operacional até 2007. Mas os engenheiros da NASA acreditam que o telescópio sobreviverá até meados de 2008, agora que puseram outro giroscópio em modo de "standby". Neste cenário, o telescópio operará com apenas dois, e se um falhar, a NASA poderá intercalá-lo com um dos dois em hibernação, repetindo o processo se falhar um segundo. Espera-se que esta mudança não afecte directamente a qualidade das célebres imagens do Hubble. Vários testes a este modo, nos quais computadores a bordo usaram apenas dados de dois giroscópios, mostraram que as imagens resultantes eram quase idênticas àquelas tiradas com três. "Não haverá qualquer diferença entre a soberba ciência com dois ou três giroscópios a que nos habituámos ao longo dos anos," diz o cientista do Hubble, David Leckrone, do Centro Aeroespacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, EUA. Mas a qualidade da pesquisa astronómica levada a cabo pelo Hubble poderá sofrer um impacto. Sem um terceiro giroscópio, o Hubble terá que usar as suas câmaras de seguimento estelar para se orientar. Estas observam numa direcção diferente do tubo do telescópio, por isso o Hubble não poderá fazer observações quando a Terra estiver no campo de visão das mesmas. Isto diminuirá provavelmente para metade o número de dias que o telescópio poderá observar qualquer objecto, o que reduzirá significativamente a flexibilidade da calendarização observacional. Esta manobra infelizmente é crucial, dado que a NASA não se compromete a enviar astronautas para reparar o telescópio até que o próximo vaivém regresse em segurança à sua actividade. Os vaivéns não podem actualmente seguir para o espaço pelo menos até Março de 2006, e esta data poderá mesmo até ser adiada, porque o Furacão Katrina danificou a fábrica que produz os tanques externos do vaivém no Louisiana, EUA.
. .
Links: Notícias relacionadas:Hubblesite MSNBCSPACE.comUniverse Today Planetary SocietyPhysOrg.com USA TodayScience Daily Telescópio Espacial Hubble:

3 Comments:

At 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Great work!
[url=http://isdytulj.com/drmp/xhhb.html]My homepage[/url] | [url=http://xubuwrwi.com/vgms/intq.html]Cool site[/url]

 
At 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nice site!
My homepage | Please visit

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nice site!
http://isdytulj.com/drmp/xhhb.html | http://cfndrmru.com/wklq/xmpb.html

 

Enviar um comentário

<< Home

Postado por Israel Geraldes em 1:54 da manhã


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...