/ Carrocel Estelar: Nascimento estrelar

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Posts Anteriores...
Archives...

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
terça-feira, setembro 06, 2005
As estrelas mais massivas da Galáxia, formadas de uma forma muito semelhante à que criou o nosso Sol, não podem ser formadas pela canibalização de estrelas jovens, mais pequenas como era anteriormente pensado.

Image hosted by Photobucket.com

Formação de uma protoestrela (impressão de artista).Crédito: Dejan Vinkovic .
. A teoria em causa foi publicada na revista Nature do dia 1 de Setembro de 2005. As estrelas em questão são gigantes entre gigantes, estrelas massivas que pesam tanto como 100 estrelas pequenas como o Sol, mas que são tão raras e evoluem tão rapidamente que os cientistas estavam inseguros sobre a forma como atingem as suas dimensões colossais. Uma teoria popular era que elas devoravam formas estelares pequenas e imaturas, chamadas protoestrelas que se aglomeram em enxames estelares, mas os astrónomos observaram recentemente o nascimento de uma destas estrelas. As observações sugerem que está a desenvolver-se através de colapso gravitacional, através do mesmo processo gradual com que se terá formado o Sol. Usando um radiotelescópio chamado Submillimeter Array (SMA) no Hawai, os astrónomos detectaram um disco gasoso envolvendo a protoestrela massiva HW2, localizada a 2,000 anos-luz na direcção da constelação de Cefeu. O disco contém 1 a 8 vezes a quantidade de gás contida no Sol e um diâmetro de cerca de 45 mil milhões de quilómetros, ou seja, 8 vezes a distância do Sol a Plutão. A Terra e os outros planetas são supostos ter nascido numa nuvem de gás deste tipo há cerca de 4.5 mil milhões de anos. Os astrónomos detectaram ainda jactos bipolares de gás saindo de dois lados opostos do disco circumestelar de HW2, um fenómeno observado apenas na formação de estrelas de pequena massa, como o Sol. “A fusão de estrelas pequenas não formaria um disco circumestelar e jactos bipolares", diz Salvador Curiel, um astrónomo da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e autor do estudo. Se a teoria da canibalização de pequenas estrelas estivesse correcta, os jactos e o disco circumestelares seriam destruídos à medida que as estrelas fossem sendo engolidas, garante Curiel. .
Links: Revista Nature (requer assinatura):http://www.nature.com/nphys/index.html

3 Comments:

At 8:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Well done!
[url=http://isrflapq.com/wggq/mykp.html]My homepage[/url] | [url=http://ksebchnr.com/zaet/ebku.html]Cool site[/url]

 
At 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Well done!
My homepage | Please visit

 
At 8:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Thank you!
http://isrflapq.com/wggq/mykp.html | http://aydcholt.com/thwd/mcnu.html

 

Enviar um comentário

<< Home

Postado por Israel Geraldes em 1:46 da manhã


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...