![]() israelgeraldes@msn.com
PROFILE
Diversos
MOTORES BUSCA![]() ![]() CLÁSSICOS
Posts Anteriores...
Archives...
INTERACTIVOS
|
Posts
terça-feira, setembro 06, 2005
As estrelas mais massivas da Galáxia, formadas de uma forma muito semelhante à que criou o nosso Sol, não podem ser formadas pela canibalização de estrelas jovens, mais pequenas como era anteriormente pensado.
.
A teoria em causa foi publicada na revista Nature do dia 1 de Setembro de 2005.
As estrelas em questão são gigantes entre gigantes, estrelas massivas que pesam tanto como 100 estrelas pequenas como o Sol, mas que são tão raras e evoluem tão rapidamente que os cientistas estavam inseguros sobre a forma como atingem as suas dimensões colossais.
Uma teoria popular era que elas devoravam formas estelares pequenas e imaturas, chamadas protoestrelas que se aglomeram em enxames estelares, mas os astrónomos observaram recentemente o nascimento de uma destas estrelas.
As observações sugerem que está a desenvolver-se através de colapso gravitacional, através do mesmo processo gradual com que se terá formado o Sol.
Usando um radiotelescópio chamado Submillimeter Array (SMA) no Hawai, os astrónomos detectaram um disco gasoso envolvendo a protoestrela massiva HW2, localizada a 2,000 anos-luz na direcção da constelação de Cefeu.
O disco contém 1 a 8 vezes a quantidade de gás contida no Sol e um diâmetro de cerca de 45 mil milhões de quilómetros, ou seja, 8 vezes a distância do Sol a Plutão. A Terra e os outros planetas são supostos ter nascido numa nuvem de gás deste tipo há cerca de 4.5 mil milhões de anos.
Os astrónomos detectaram ainda jactos bipolares de gás saindo de dois lados opostos do disco circumestelar de HW2, um fenómeno observado apenas na formação de estrelas de pequena massa, como o Sol.
“A fusão de estrelas pequenas não formaria um disco circumestelar e jactos bipolares", diz Salvador Curiel, um astrónomo da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e autor do estudo.
Se a teoria da canibalização de pequenas estrelas estivesse correcta, os jactos e o disco circumestelares seriam destruídos à medida que as estrelas fossem sendo engolidas, garante Curiel.
. Links:
Revista Nature (requer assinatura):http://www.nature.com/nphys/index.html
Postado por Israel Geraldes em 1:46 da manhã
|
3 Comments:
Well done!
[url=http://isrflapq.com/wggq/mykp.html]My homepage[/url] | [url=http://ksebchnr.com/zaet/ebku.html]Cool site[/url]
Well done!
My homepage | Please visit
Thank you!
http://isrflapq.com/wggq/mykp.html | http://aydcholt.com/thwd/mcnu.html
Enviar um comentário
<< Home