/ Carrocel Estelar: Colisão Galáctica

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
terça-feira, setembro 06, 2005
A forma única de NGC 520 é o resultado de uma colisão entre duas galáxias - a corrente de poeira de uma das galáxias pode ser facilmente observada obliquamente no meio. A nossa Galáxia - a Via Láctea - irá colidir com a galáxia de Andrómeda daqui a cerca de 5 mil milhões de anos.Crédito: Observatório Gemini.
.
. Duas galáxias em colisão na constelação de Peixes podem pressagiar o destino da Terra e da Via Láctea daqui a milhares de milhões de anos. Astrónomos avistaram a fusão galáctica, colectivamente conhecida como NGC 520, usando os Espectógrafos Multi-Objecto Gemini (GMOS) do Observatório Gemini Norte em Mauna Kea, Hawaii, EUA. "É bastante assustador," diz Ian Robson, director do Centro de Tecnologia Astronómica do Reino Unido. "Desde que o GMOS foi instalado no telescópio em 2001, tem tirado imagens astronómicas espectaculares de galáxias distantes e muito ténues, e de regiões de formação estelar, providenciando uma rica quantidade de dados científicos - mas esta provoca-me um arrepio na espinha." As duas galáxias originais, envolvidas na colisão, eram provavelmente galáxias espirais, muito parecidas à nossa Via Láctea e à sua vizinha Galáxia de Andrómeda (M31). Daqui a aproximadamente 5 mil milhões de anos, os astrónomos prevêm que a Via Láctea e Andrómeda colidam num espectáculo celeste bastante semelhante. "Contudo, é extraordinário observar de longe o fim do planeta Terra e da nossa própria Galáxia," diz Robson. Apesar do olhar de destruição e caos, as ténues áreas vermelhas na imagem podem ser áreas onde as estrelas se estão a formar. A colisão galáctica cobre uma área de 150,000 anos-luz de comprimento e situa-se a cerca de 100 milhões de anos-luz da Terra. Anteriormente a 1980, antes dos dois discos poderem ser diferenciados, alguns astrónomos suspeitavam que NGC 520 era uma única galáxia, não duas em interacção.
.
Links: Notícias relacionadas:Universe Today PHYSORG.COM NGC 520:NOAONRAO Observatório Gemini:Página oficial

4 Comments:

At 6:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nice site!
[url=http://ybpthwzw.com/nvoc/tmlw.html]My homepage[/url] | [url=http://ugbdtpsh.com/olks/cqpx.html]Cool site[/url]

 
At 6:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Thank you!
My homepage | Please visit

 
At 6:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Good design!
http://ybpthwzw.com/nvoc/tmlw.html | http://qjxnjgpr.com/yyit/eusg.html

 
At 8:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

http://markonzo.edu I like it so much, ashley furniture price [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture price[/url], melch, allegiant air verdict [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air verdict[/url], qnimbg, pressure washers info [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers info[/url], kjigiin, dishnetwork blog [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork blog[/url], teqyp, adt security preview [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security preview[/url], yfrkmm,

 

Enviar um comentário

<< Home

Postado por Israel Geraldes em 2:06 da manhã


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...