/ Carrocel Estelar: CASSINI ENCONTRA SINAIS DE ÁGUA LÍQUIDA EM LUA DE SATURNO

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
quarta-feira, março 15, 2006
.
CASSINI ENCONTRA SINAIS DE ÁGUA LÍQUIDA EM LUA DE SATURNO
.
A sonda Cassini da NASA pode ter encontrado provas da existência de reservatórios de água líquida que emerge através de geisers na superfície de Encelado, uma lua de Saturno. A ocorrência de água próximo da superfície levanta imensas hipóteses quanto à composição desta lua. .

Fontes de gelo em Encelado.Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

Carolyn Porco, chefe da equipa de imagens da Cassini no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado, adianta que a conclusão de que é possível a existência de água líquida num corpo tão pequeno e frio é uma conclusão algo radical. A ser verdade, isto trará novas perspectivas quanto ao tipo de ambientes possíveis no Sistema Solar, e que tipos de objectos são passíveis de suportar vida. As imagens de alta resolução da Cassini mostram jactos e plumas ejectando enormes quantidades de partículas a alta velocidade. Os cientistas examinaram muitos modelos para explicar o processo. Rejeitaram a ideia de que as partículas são produzidas ou projectadas da superfície do planeta pelo simples facto da água gelada passar ao estado gasoso. Em vez disso, os cientistas encontraram evidências de uma possibilidade muito mais excitante. Os jactos poderão ser produzidos por erupções de bolsas líquidas próximas da superfície em que água estará acima dos 0º C, numa espécie de versões frias de geisers, como os de Yellowstone, por exemplo. Outras luas poderão ter água líquida debaixo de uma crusta sólida (e.g. Europa). Como refere Andrew Ingersoll, cientista atmosférico do California Institute of Technology, em Pasadena, na Califórnia, a grande diferença é que neste caso podem existir bolsas de água líquida a não mais de 10 metros da superfície. Existem ainda muitas questões por resolver. Porque é Encelado tão activa? Poderá esta actividade ser tão contínua que permita aos cientistas conhecer o seu interior. Na primavera de 2008 haverá uma nova oprtunidade de observar melhor Encelado quando a Cassini passar a cerca de 350 km de Encelado. Para já fica desperta a nossa atenção. Os resultados foram publicados na revista Science desta semana.

Imagem de Encelado feita pela sonda Cassini. Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA LINKS:NASA (Press Release) Revista Science Notícias relacionadas:http://www.ualg.pt/ccviva/astronomia/newsletter/n_186/n_186.htm Encelado:http://www.ualg.pt/ccviva/astronomia/astronline/encelado.htm

http://www.nineplanets.org/enceladus.htmlhttp://www.solarviews.com/eng/enceladu.htm

http://solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Enceladus


Postado por Israel Geraldes em 5:08 da tarde


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...