/ Carrocel Estelar: Grupo de cientistas encontra planeta extra-solar habitável

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Posts Anteriores...
Archives...

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
quarta-feira, maio 02, 2007
- Grupo de cientistas encontra planeta extra-solar habitável Mundo localizado a 20,4 anos-luz de distância pode abrigar vida. Cientistas estimam que ele seja só um pouco maior que a Terra.
Embora ele esteja muito mais próximo de Gliese 581 do que a Terra do Sol, como a sua estrela é muito menos brilhante, a sua órbita cai na chamada Zona de Habitabilidade. É a região em que um planeta não fica nem muito quente, nem muito frio, e pode abrigar água em estado líquido -- principal característica essencial à vida. O grupo liderado por Michel Mayor, do Observatório de Genebra, na Suíça, estima que a temperatura média nesse mundo fique entre 0 e 40 graus Celsius -- não muito diferente da Terra, cuja temperatura média é de 15 graus.
Boas e más notícias Claro, entre poder ter vida e tê-la vai uma longa distância. E os astrônomos dizem que ainda serão precisas algumas décadas de pesquisa até que os instrumentos sejam capazes de buscar "assinaturas" da vida na luz desses objetos. A conclusão mais eloqüente, entretanto, é que a descoberta mostra evidências de que o Universo deve estar cheio de planetas parecidos com a Terra. A estrela Gliese 581 é uma das cem mais próximas do Sol. Ela está a 20,4 anos-luz de distância -- o que não é tão longe; em termos astronômicos, é logo ali. O fato de encontrarmos vizinhos tão parecidos já nos arredores mostra que eles devem estar em toda parte. Agora é só uma questão de achar.
-

2 Comments:

At 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É sempre inspirador encontrar evidências da possíbilidade de existir vida extraterrestre. Vida "tal como nós a conhecemos", i.e., com base no carbono como na Terra. Se há planetas semelhantes ao nosso, então isso é possível!
A Ficção Ciêntifica afinal não mentiu, antecipou em muitos casos o que já calculávamos: A existência de vida reconhecivel como tal e, talvez, civilizações tecnológicas.

 
At 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isto é muito bom

 

Enviar um comentário

<< Home

Postado por Israel Geraldes em 11:05 da tarde


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...