/ Carrocel Estelar: março 2006

Carrocel Estelar ...viagem sem rumo aos becos do universo...

Bem Vindos ao Blog de Israel Geraldes


israelgeraldes@msn.com

PROFILE
Professor de Educação Visual e Tecnológica, um eterno amante das Artes, da Musica e da Astronomia

Posts Anteriores...
Archives...

Mural de Recados
Assine o Livro de visitas

INTERACTIVOS



lunar phases
 

Posts
sexta-feira, março 17, 2006
.
A vida turbulenta nas galáxias distantes
.
Ao estudarem uma série de várias dezenas de galáxias, usando o espectrógrafo GIRAFFE actualmente instalado na unidade de 8,2 m Kueyen do VLT do ESO, uma equipa internacional de astrónomos descobriu que as galáxias de há 6 mil milhões de anos tinham a mesma quantidade de matéria escura que aquela que possuem actualmente. Se isto vier a ser confirmado, revela indícios de que existe uma relação muito mais próxima entre a matéria escura e a matéria "normal" que aquela que até agora era aceite. Os cientistas também descobriram que 4 em cada 10 galáxias longínquas se encontram desequilibradas. Estes resultados poderão proporcionar uma nova visão sobre a forma como as galáxias evoluem desde que o Universo atingiu metade da sua idade actual.

Os cientistas estavam interessados em descobrir como é que as galáxias mais antigas evoluiram para as mas recentes. Desejavam, em particular, compreender a importância da matéria escura nas galáxias. A matéria escura constitui cerca de 25% do Universo. Segundo Hector Flores, um dos coordenadores da equipa de investigação, "o termo matéria escura é meramente uma descrição para algo que na verdade não se conhece. A observação do modo como uma galáxia gira permite-nos saber a quantidade de matéria escura que tem que estar presente, pois de contrário estas estruturas dissipar-se-iam." Nas galáxias mais próximas, tal como na nossa Via Láctea os astrónomos descobriram que existe uma relação entre a quantidade de matéria escura e a massa em estrelas vulgares. Sabe-se que por cada quilograma que existem em estrelas existem cerca de 30 kg de matéria escura. Os astrónomos usaram o GIRAFFE para medir as velocidades de várias dezenas de galáxias, o que permitiu descobrir que cerca de 40% das galáxias estão "desequilibradas" , ou seja possuem os seus movimentos internos perturbados, possivelmente por colisões com outras galáxias. Quando o estudo se limitou àquelas que estariam em equilíbrio, pois aparentemente não tinham qualquer perturbação, descobriram que a relação entre a matéria escura e o conteúdo estelar parece não ter evoluído nos últimos 6 mil milhões de anos.

Imagem do mapeamento das galáxias distantes. Crédito:ESO LINKS: Notícias relacionadas:ESO (Press Release)Astroboletim n.º 207 Astroboletim n.º 16 Astroboletim n.º 26 Matéria Escura:Martin White: Dark MatterWikipediaChris Miller: Cosmic Hide and Seek: the Search for the Missing MassOn-line Journey through Astronomy

Postado por Israel Geraldes em 4:44 da tarde

quinta-feira, março 16, 2006
.
MARS RECONNAISSANCE ORBITER ALCANÇA MARTE
.
Mais um ponto para a Humanidade no jogo contra o Monstro Marciano... pelo menos por agora. Às 22:16 da passada Sexta-feira, a NASA recebeu um sinal da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), confirmando que a sonda de 450 milhões de dólares tinha dado a volta a Marte e tinha com sucesso activado os seus motores durante 27 minutos. Durante os próximos meses, a nave de 2,180 kg irá periodicamente mergulhar na ténue atmosfera superior de Marte para efectuar manobras de "aerotravagem" da sua actualmente elongada órbita até à sua órbita circular de 305 km de altitude.
Impressão de artista da inserção oribtal da MRO em Marte a 10 de Março de 2006.Crédito: NASA/JPL.
O monstro marciano é a besta mítica que atingiu cerca de dois terços das sondas americanas e soviéticas desde os anos 60 até aos finais de 90. Desde aí, o planeta Terra tem vindo a ganhar terreno. Se a MRO entrar com sucesso na sua órbita científica correcta, irá juntar-se à Mars Global Surveyor, à Mars Odyssey e à Mars Express da ESA, proporcionando à nossa espécie uma armada sem precedentes de quatro sondas em operação orbitando outro planeta. E os rovers Spirit e Opportunity da NASA continuam a espantar os cientistas e engenheiros ao operar bem para lá do seu tempo de vida previsto. A câmara de alta resolução da MRO irá fotografar rochas e outras características tão pequenas como uma mesa de cozinha. Outros instrumentos irão fornecer uma resolução espectral sem paralelo, o que permitirá com que os geólogos mapeiem a composição mineral e química de Marte. A MRO enviará dados para a Terra numa relação dez vezes maior que qualquer outra sonda marciana. A NASA lançou a MRO a partir de Cabo Canaveral a 12 de Agosto de 2005. Se tudo correr bem com as suas manobras de aerotravagem, a sonda começará as suas operações científicas em Novembro. Mas a MRO também conduzirá importantes estudos científicos durante esta fase de travagem. "A nossa fase científica principal só começará em Novembro, mas estaremos na realidade a estudar a estrutura dinâmica da atmosfera de Marte ao medir a densidade da atmosfera a diferentes altitudes de cada vez que passamos por ela durante a aerotravagem," diz o cientista do projecto MRO, Richard Zurek (NASA/JPL). A activação com sucesso dos seus motores chega num ponto crítico na história da ciência espacial. Cortes orçamentais pelos administradores da NASA cancelaram importantes missões espaciais e estão a despedaçar o programa científico-espacial da agência no geral. Estes cortes ameaçam a destruição de uma infraestrutura construída ao longo de muitos anos que permitiu a muitas missões, tais como a MRO, serem desenvolvidas. Links: Notícias relacionadas:Comunicado de imprensa (NASA) Comunicado de imprensa (JPL) SPACE.comUniverse Today New Scientist ReutersTimes Online National Geographic ABCBBC News CNNSpaceRef MRO:Página oficial da NASA Página oficial do JPL WikipediaCronologia da MRO em vídeo (Quicktime) Marte:Núcleo de Astronomia do CCVAlg WikipediaGoogle Mars

Postado por Israel Geraldes em 4:53 da tarde

quarta-feira, março 15, 2006
.
CASSINI ENCONTRA SINAIS DE ÁGUA LÍQUIDA EM LUA DE SATURNO
.
A sonda Cassini da NASA pode ter encontrado provas da existência de reservatórios de água líquida que emerge através de geisers na superfície de Encelado, uma lua de Saturno. A ocorrência de água próximo da superfície levanta imensas hipóteses quanto à composição desta lua. .

Fontes de gelo em Encelado.Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

Carolyn Porco, chefe da equipa de imagens da Cassini no Space Science Institute, em Boulder, no Colorado, adianta que a conclusão de que é possível a existência de água líquida num corpo tão pequeno e frio é uma conclusão algo radical. A ser verdade, isto trará novas perspectivas quanto ao tipo de ambientes possíveis no Sistema Solar, e que tipos de objectos são passíveis de suportar vida. As imagens de alta resolução da Cassini mostram jactos e plumas ejectando enormes quantidades de partículas a alta velocidade. Os cientistas examinaram muitos modelos para explicar o processo. Rejeitaram a ideia de que as partículas são produzidas ou projectadas da superfície do planeta pelo simples facto da água gelada passar ao estado gasoso. Em vez disso, os cientistas encontraram evidências de uma possibilidade muito mais excitante. Os jactos poderão ser produzidos por erupções de bolsas líquidas próximas da superfície em que água estará acima dos 0º C, numa espécie de versões frias de geisers, como os de Yellowstone, por exemplo. Outras luas poderão ter água líquida debaixo de uma crusta sólida (e.g. Europa). Como refere Andrew Ingersoll, cientista atmosférico do California Institute of Technology, em Pasadena, na Califórnia, a grande diferença é que neste caso podem existir bolsas de água líquida a não mais de 10 metros da superfície. Existem ainda muitas questões por resolver. Porque é Encelado tão activa? Poderá esta actividade ser tão contínua que permita aos cientistas conhecer o seu interior. Na primavera de 2008 haverá uma nova oprtunidade de observar melhor Encelado quando a Cassini passar a cerca de 350 km de Encelado. Para já fica desperta a nossa atenção. Os resultados foram publicados na revista Science desta semana.

Imagem de Encelado feita pela sonda Cassini. Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA LINKS:NASA (Press Release) Revista Science Notícias relacionadas:http://www.ualg.pt/ccviva/astronomia/newsletter/n_186/n_186.htm Encelado:http://www.ualg.pt/ccviva/astronomia/astronline/encelado.htm

http://www.nineplanets.org/enceladus.htmlhttp://www.solarviews.com/eng/enceladu.htm

http://solarsystem.nasa.gov/planets/profile.cfm?Object=Enceladus


Postado por Israel Geraldes em 5:08 da tarde


on-line

web page

carrocelestelar

Na minha web page encontram-se alguns dados relativos à astronomia amadora que pratico tais como equipamento fotos encontros etc. A página ainda se encontra em construção, no entanto a sua visita é bem vinda.

Associações
NACIONAIS
(APAA)
(CAUP)
(MCUL)
(ANOA)

INTERNACIONAIS
(AAVSO)
(ATS)
(IDA)
(IOTA)
(IAU)
(PS)
(SEDS)

Agradecimento
Desde tempos imemoriais que o homem olha as estrelas com um entusiasmo indisfarçável. Actualmente sabe-se que a matéria de que somos feitos, isto é os átomos que nos constituem, proveio, na sua maioria, do interior das estrelas. Já alguém disse que o nosso encanto pelas estrelas é uma espécie de reconhecimento e homenagem às nossas origens. Aqui fica o meu agradecimento, a quem como eu, na sua viagem partilha deste encanto e deixa a sua marca nesta paragem feita em Blog.
Israel Geraldes

voltar ao topo

Obrigado pela visita...